Violência em escola na ZL

Estudante foi ferida com faca por colega em São Mateus

Uma estudante foi ferida com uma facada por um colega de colégio, na manhã de 31 de julho, na Escola Municipal Rodrigo de Mello Franco de Andrade, em São Mateus.

De acordo com as informações da Guarda Civil Metropolitana, a vítima, de 14 anos, e o agressor, de 15 anos, possuem registros escolares de problemas de relacionamento.

O jovem que cometeu a agressão contra a aluna justificou seu ato alegando ser vítima de bullying e decidiu levar a faca para a instituição de ensino com o objetivo de se defender.

Segundo a advogada especialista em bullying e cyberbullying, Ana Paula Siqueira, a violência física está sendo uma reação cada vez mais comum ao bullying.

“Na maior parte dos casos de agressão e violência escolar, os agressores relatam casos anteriores de bullying, que deixam marcas psicológicas e psiquiátricas duradouras nas vítimas”, explica.

“Enquanto as escolas não tratarem o bullying com a importância que o tema exige, casos como este vão continuar acontecendo”.

Para Ana Paula, é dever legal das escolas cumprir a Lei 13.185/2016 – a Lei do Bullying – que estabelece medidas preventivas a serem tomadas por escolas, clubes e agremiações.

Entre as principais iniciativas estão a promoção de uma cultura de paz nas escolas, com programas permanentes de educação e conscientização, capacitação de professores e funcionários, intervenção precoce e eficiente quando algum caso é identificado, e apoio às vítimas.

Advogada Ana Paula Siqueira orienta escolas sobre bullying e cyberbullying

Advogada Ana Paula Siqueira orienta escolas sobre bullying e cyberbullying