Usar QR Codes nas campanhas de marketing está revolucionando a maneira como as empresas interagem com os seus clientes. Dentre os principais aspectos que estão contribuindo para essa revolução iremos destacar a facilidade de conexão entre os mundos online e offline. Através do código as pessoas se conectam instantaneamente com o mundo online, como a um site, um vídeo, uma mídia social, ou criando uma experiência de compra mais interessante. Continue lendo este blog para entender qual é a revolução do marketing com a qual os QR Codes estão contribuindo.
Com o uso do código QR as empresas podem oferecer para os seus clientes experiências únicas e interativas. Elas podem oferecer conteúdo exclusivo, ofertas especiais, ou realizar pesquisas de opinião para quem digitalizar o código. O que melhora significativamente a experiência do cliente e o fideliza à marca. As empresas podem criar jogos interativos, concursos e promoções, o que envolve ainda mais o cliente com a marca e o incentiva a compartilhar a sua experiência nas mídias sociais.
E, como se não bastasse, essas ações fornecem dados e análises muito valiosas para a empresa. Através do código a empresa recebe informações acerca do comportamento do cliente e consegue analisar a eficácia da campanha. O QR Code permite que a empresa rastreie quantas vezes o código foi escaneado, de onde ele foi digitalizado e em qual horário isso ocorreu. Além disso, ele sabe qual o smartphone que os seus clientes utilizam e pode usar essas informações a seu favor. Abaixo temos um excelente exemplo de revolução do marketing.
Ralph Lauren 4D Experience
Uma das campanhas de marketing utilizando QR Codes mais bem sucedidas foi realizada por essa marca de roupas americana em 2014. A campanha envolveu a instalação de janelas interativas em lojas de todo o mundo. Essas janelas tinham projeções 3D de modelos vestindo os lançamentos de roupas da marca. Nelas haviam vários QR Codes e quando cliente digitalizava eles eram levados, através de seus smartphones, para uma experiência na qual a projeção 3D começava a se mover.
Fazia parte da campanha, também, um aplicativo móvel que permitia aos clientes desbloquear conteúdo exclusivo, ficas de estilo, vídeos dos bastidores e acesso antecipado a produtos, através de códigos QR espalhados pela loja. A campanha foi um grande sucesso e gerou muitos compartilhamentos nas mídias sociais e aumentando a quantidade de clientes nas lojas. A campanha foi fundamental para o fortalecimento e o reconhecimento da marca e para atrair novos clientes. A loja chegou a ser premiada em vários festivais de publicidade e marketing por ter desenvolvido uma das campanhas de marketing mais inovadoras e bem-sucedidas usando QR Codes.
O que são QR Codes?
Trata-se de um código bidimensional (de duas dimensões), ou seja, que possui comprimento e largura. Os QR Codes são códigos com a capacidade de armazenar 10x mais informações que outros códigos, como o código de barras, por exemplo. Isso dá muito mais versatilidade e possibilidades para quem utilizá-lo. Um QR Code padrão tem a capacidade de armazenar até 7.089 caracteres alfanuméricos (letras e números) ou 4.296 caracteres numéricos (apenas números). Entretanto o tamanho do código afeta a sua capacidade de armazenamento. Quanto menor ele for, menor será a sua capacidade.
Eles podem ser usados tanto para soluções simples, como dar acesso ao wi-fi, encaminhar para um cardápio, site, ou cartão de visita, quanto para oferecer experiências como as citadas anteriormente. Tem sido bastante utilizado para facilitar o processo de pagamento também, como é o caso dos pagamentos por PIX através de QR Codes.
Como criar um QR Code eficiente para o marketing?
Para que uma campanha seja eficiente é preciso que ela seja pensada estrategicamente desde o seu início. Reunimos aqui um passo a passo das principais etapas para ajudá-lo a ter sucesso em sua campanha de marketing utilizando QR Codes. Para criar uma revolução do marketing, de fato, é necessário seguir um passo a passo estruturado e com objetivo claro. Veja abaixo:
- Definir o objetivo: antes de mais nada, é preciso definir o objetivo da campanha. Ele pode ser aumentar as vendas, promover um novo produto ou serviço, gerar mais leads ou aumentar o engajamento com a marca, entre outros. Ter o objetivo claro irá auxiliar nas decisões e na mensuração dos resultados.
- Criar uma landing page ou site exclusivo: é importante encaminhar a pessoa para um local estratégico onde ela possa encontrar mais informações sobre a oferta ou produto. Tão importante quanto isso é criar um design atraente e responsivo para ser acessado em dispositivos móveis e prender a atenção do visitante.
- Criar o QR Code: utilize uma ferramenta online para criar um QR Code, você já experimentou um dos códigos da QR Plus? Experimente! É gratuito! Verifique se ele está legível e levando o usuário para o local certo.
- Divulgar: divulgue o código em locais estratégicos, como em pontos de venda, mídias sociais, e-mail marketing e em anúncios online.
- Oferecer um incentivo: É importante que o usuário tenha um incentivo para escanear o QR Code. Pode ser um desconto, brinde ou acesso exclusivo a conteúdo. Isso ajudará a aumentar a taxa de conversão.
- Mensurar os resultados: Utilize ferramentas de análise para ver os resultados. Verifique o número de escaneamentos, visitas à landing page, tempo de permanência e conversões. Utilize essas informações para ajustar a campanha e melhorar os pontos fracos e replicar os pontos fortes.
Erros que você não pode cometer
Descumprir com qualquer um dos passos citados anteriormente pode comprometer a eficácia da campanha. Uma vez que uma campanha sem um objetivo claro poderá não chegar até as pessoas que ele deseja impactar. Sem uma landing page ou site exclusivo para a campanha muitos dados que poderiam ser arrecadados poderão se perder e o cliente não terá acesso às informações que está buscando.
Se divulgado nos lugares certos a campanha não chegará até o público-alvo para o qual ele foi criado. Sem um incentivo as pessoas não terão motivação para escanear o código e muito menos pessoas irão interagir com a marca. Por fim, sem mensurar os resultados, poderá ser um grande desperdício de tempo e dinheiro, já que não dará para avaliar o que deu certo e o que deu errado na campanha.
Além de tudo isso, ter conhecimento de qual é o público que a campanha deseja atingir deve ser levado em consideração. Caso isso não ocorra a campanha vai chegar até pessoas que não tem interesse no que ela tem a oferecer. Outro erro é haver informação demais na landing page, site, ou local de destino do QR Code. Isso pode confundir a pessoa e fazê-la desistir da campanha. Fique atento à todas essas dicas e as chances da sua campanha ser um sucesso aumentarão consideravelmente.
Os QR Codes tem se mostrado uma ferramenta poderosa na criação de campanhas de marketing. Entretanto, assim como em qualquer área do seu negócio, ela precisa ser pensada estrategicamente e com bastante atenção. Realizar uma campanha apenas porque outras empresas estão usando, fará com que você perca, sim, muito tempo e dinheiro. Junte um time multidisciplinar, elabore um objetivo claro para a campanha e siga os passos anteriores e veja seus resultados sendo atingidos!