Nunca foi tão fácil divulgar uma informação. Afinal, com a internet podemos compartilhar qualquer coisa, o que facilita tanto a relação empresa/cliente, quanto a dinâmica de dados dentro dela. Para isso, existem várias formas de uma pessoa acessar determinado conteúdo, a fim de garantir uma oferta, checar mais sobre um produto ou mesmo ver algo exclusivo. Dentre elas, criar um QR Code pode ser a ideal para você.
Neste post, saiba o que é esse recurso e como funciona, conferindo a diferença entre estático e dinâmico. Veja também quais as vantagens de trabalhar com o QR Code e os cuidados em sua criação. Além disso, saiba como é o passo a passo para ter o seu e como a QR Plus pode ajudar. Boa leitura!
Afinal, o que é um QR Code e como funciona?
Quando começou a usar QR Code, provavelmente, você pensou que ele era parecido com um código de barras, certo? E de fato, ele não está longe disso. Porém, há certas diferenças importantes. No tradicional código de barras, ele tem uma quantidade de informações limitada e é estático, tendo o formato vertical.
Já o QR Code basicamente é um gráfico em formato quadrado, feito de forma bidimensional. Ou seja, ele é composto por linhas horizontais e verticais, além de quadrados e espaços em branco. Nesses elementos, diversos tipos de dados podem ser registrados.
Além disso, o nome “QR Code” é a abreviação de “quick response code”, que traduzido significa “código de resposta rápida”. Isso porque ele funciona de forma fácil e instantânea, pois a pessoa apenas precisa abrir seu leitor de QR Code ou câmera para fazer a leitura que, instantaneamente, é decodificada; revelando a informação composta por caracteres alfanuméricos ou numéricos. Dada essa facilidade, ele é usado para os mais diferentes fins, como em bancos, produtoras de eventos e lojas.
QR Code estático ou QR Code dinâmico?
Outra questão importante antes de criar um QR Code é conhecer seus tipos. Nesse caso, ele pode ser dividido em dinâmico e estático. No primeiro caso, o QR Code tem links, que fazem o processo de captar dados e direcionar para o destino final. Além disso, pode ser editado sem interferência no padrão do código.
Por sua vez, o estático é como o nome já diz, ou seja, fixo. Nesse caso, ele pode ser usado sem internet, mas conta com um conteúdo pré-estabelecido. Sendo assim, ele não permite a alteração de dados depois que o código for gerado. Portanto, no caso de uma alteração, seria preciso gerar um novo QR Code.
Em relação a seu uso, também existem diferenças. Isso porque o QR Code dinâmico tende a ser pago, já que oferece mais personalização. Outra questão é que ele pode gerar relatórios em tempo real, o que pode ser útil dependendo da estratégia de marketing estabelecida. Além disso, há a questão da economia, afinal, mexer em um QR Code estático pode fazer você ter que reimprimir todos os materiais onde eles foram impressos. Já no dinâmico, isso não é necessário.
Quais as vantagens de criar um QR Code?
Agora que você sabe como funciona, vale a pena ver as vantagens dessa tecnologia, antes de você criar um QR Code. Assim, pode explorar melhor essa ferramenta e saber exatamente os benefícios que ela traz para a sua empresa.
Melhor apresentação visual
Imagine ter que espremer uma grande quantidade de informações em um panfleto. Além de sobrecarregado, esse material poderia não ser acessado pelo público de interesse. Nesse sentido, o QR Code facilita bastante, já que oferece uma melhor apresentação visual. Afinal, basta que a pessoa o acesse para visualizar um conteúdo específico, seja pequeno ou grande.
Facilidade para o usuário
A praticidade para o usuário é outra grande vantagem do QR Code. Afinal, basta que ele tenha um celular para ver o conteúdo. Com isso, esteja onde estiver a informação desejada está disponível. Outro benefício para a empresa é que o QR Code pode ser divulgado em qualquer lugar com facilidade, seja num outdoor, num ponto de ônibus ou em um adesivo na porta de uma loja. Dessa forma, o alcance da sua marca é maior.
Inovação na empresa
Adotar tecnologias atuais, como o QR Code, também é uma forma de a empresa demonstrar para o seu público que ela é inovadora. Nesse sentido, ela mostra que está sempre à frente e que se importa em oferecer facilidades tanto para seus clientes, quanto para os colaboradores ou qualquer pessoa que se relacione com ela.
No caso do uso interno, o QR Code pode ser a ferramenta mais adequada para compartilhar informações fáceis com os colaboradores, evitando murais, recados e e-mails que podem ser perdidos. Nesse sentido, é importante divulgar nesse formato apenas conteúdo que possa ser útil para o colaborador. Ou seja, para dados pessoais, conteúdos restritos e informações que é essencial que todos vejam, talvez seja melhor fazer uma comunicação mais pessoal.
Grande variedade de conteúdo
Usando a mesma tecnologia do QR Code, você pode trabalhar com os mais diversos tipos de conteúdo. Por exemplo, texto, áudio, fotos e vídeos. Sendo assim, você pode identificar do que o seu público gosta mais e optar por esse formato. Caso precise mudar no futuro, não será necessária nenhuma alteração de software nem a contratação de algo específico.
Amplia as formas de pagamento
Outra revolução que o QR Code fez na sociedade é mudar as formas de pagamento. Antes, era impensável sair de casa sem dinheiro ou cheque. Depois, sem cartão de crédito ou de débito. Agora, nem isso é preciso, pois se a empresa disponibiliza o QR Code, a pessoa realiza o pagamento pelo celular, diretamente de seu aplicativo bancário, fazendo a compra de forma instantânea e até sem a necessidade de um colaborador para processar tudo.
Por que é importante ter cuidado na criação de QR Code?
Criar um QR Code é o caminho certo para estreitar os laços entre a empresa e as pessoas que se relacionam com ela. Porém, nesse processo é preciso seguir alguns cuidados. Confira os principais a seguir!
Criar um QR Code correto
Na internet, existem diversos softwares e sites que criam QR Code. Porém, saber exatamente com qual você está lidando é fundamental. Afinal, são as informações da sua empresa que vão ser divulgadas. Nesse sentido, é importante contar com um criador de qualidade, que possa oferecer segurança para que o código não tenha falhas. Além disso, saber se essa empresa tem credibilidade é essencial para evitar vazamento de dados, especialmente no caso de QR Code exclusivo.
Entender bem o que o cliente quer
Uma desvantagem do QR Code é que as pessoas só sabem o que tem ali dentro depois que fazem a leitura. Sendo assim, ele precisa despertar o interesse desse público para que gere ação. Por isso, você precisa entender bem o que ele quer para preparar um conteúdo especial para o QR Code.
Além disso, é importante despertar a curiosidade com elementos na divulgação do código, para que a pessoa tenha uma ideia do que tem ali — se é uma promoção ou informação — e possa clicar.
Fazer uma boa impressão
Nenhum bom conteúdo adianta se não for acessível. Por isso, você precisa ter a certeza de que o QR Code criado vai ser impresso com qualidade em qualquer material que vá divulgar de forma física. Além disso, é imprescindível testá-lo antes de fazer uma divulgação mais ampla, seja no digital ou no físico, para ter certeza de que nenhuma falha ocorreu, o que vai custar mais tempo e dinheiro para consertar.
Qual é o passo a passo para criar um QR Code?
Criar um QR Code é relativamente simples, pois não é necessário que você entenda de programação. Afinal, você pode usar ferramentas online e até aplicativos para gerar o seu. Sendo assim, você pode seguir um passo a passo para começar.
Escolha o conteúdo
Antes de mais nada, saber qual conteúdo você precisa usar no QR Code é fundamental. Nesse caso, a dica é sempre revisá-lo antes, para evitar qualquer erro que faça você perder tempo, mesmo quando a edição é simplificada no QR Code dinâmico. Sendo assim, confira as cores da peça publicitária, cada bloco de texto e também rode o vídeo que o QR Code vai hospedar. Assim, você tem certeza de que o principal está pronto.
Pesquise a ferramenta certa
Depois de ter o seu material, você precisa da ferramenta que vai gerar o QR Code em si. Para isso, vale pesquisar as opções que oferecem o melhor custo-benefício. Afinal, você deve levar em conta que mais do que criar o QR Code, você precisa que ele funcione corretamente, por todo o tempo que durar a sua campanha.
Monte o QR Code
Agora, basta unir todas as informações para o seu QR Code seguindo a ferramenta. Vamos usar de exemplo a versão gratuita da ferramenta QR Plus. Nela, você seleciona a opção do destino para onde o público irá.
- URL: há um espaço para colar o link para o site de destino.
- VCARD: você preenche os dados profissionais de uma pessoa e inclui endereço, criando um cartão de visitas.
- GPS: é possível incluir o endereço da sua empresa e determinar se ele abrirá no Waze ou Google Maps.
- Wi-Fi: pode-se colocar o nome da rede, a senha e o tipo de criptografia.
- Evento: preenchimento de título do evento, data e hora de início e término, bem como local.
- WhatsApp: você coloca o número de WhatsApp e uma mensagem.
Depois de selecionar qual deles vai usar, basta clicar no botão “Gerar QR Code +”. Em seguida, é só fazer o download em PNG, JPG, SVG. Por fim, é sempre fundamental testá-lo para garantir que ele funciona. Nesse caso, teste das mais diferentes formas possíveis, usando smartphones e tablets, além de sistemas operacionais diferentes.
Revise com frequência
Uma estratégia de marketing sempre pode mudar. Por isso, você precisa ter atenção para a necessidade de atualizar o QR Code. Por exemplo, um profissional autônomo que criou um cartão de visitas digital e mudou de endereço, precisa corrigi-lo antes que perca contatos. Já uma loja de roupas, que criou o QR Code para direcionar o atendimento para o WhatsApp, pode sempre manter o número certo, além de personalizar mensagens, conforme a época do ano.
Outra questão importante é manter o interesse pelo desempenho do QR Code. Afinal, quanto mais vezes alguém abre o seu link ou conteúdo vinculado, mais significa que ela sabe quem você é e se torna mais propensa a realizar uma ação ou comprar um produto.
Como a QR Plus pode ajudar?
Com o objetivo de simplificar o acesso aos mais diferentes tipos de informação, queremos ajudar você a chegar até os seus clientes. Para isso, nós da QR Plus oferecemos um gerador de QR Code estático e gratuito, mas além dele, você tem todos os benefícios do nosso carro-chefe: o QR Plus Pro. Com ele, você pode editar seus conteúdos na hora que quiser, sem ter que mudar o código que já foi impresso.
Além disso, vai saber quantas pessoas usaram seu QR Code e onde, colocando tudo em relatórios compartilháveis, assim sua estratégia de marketing vai ser sempre verificada e atualizada. Outra vantagem é que você organiza todos os QR Codes e acompanha o trabalho da equipe que os utiliza com informações sempre disponíveis. Assim, você transforma qualquer objeto físico em digital e se preocupa em crescer a sua empresa, enquanto a gente cuida do QR Code e de como ele vai alcançar os seus clientes.
Criar um QR Code hoje em dia é essencial. Afinal, com tanta concorrência no mundo digital, você precisa fazer a informação chegar rápido até seu público, garantindo que ele participe de tudo o que você oferece. Nesse caso, existem geradores de QR Code estáticos, que são gratuitos, mas você deve ter cuidado para escolher a empresa certa, que ofereça uma solução sem falhas. Por isso, para uma maior segurança e melhor performance, vale apostar no QR Code dinâmico, como da QR Plus.
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2 respostas para “Como criar um QR Code? Confira o passo a passo!”
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