Você já deve ter percebido que muitas coisas têm se tornado mais fáceis e cômodas, como os pagamentos. Dentre as tecnologias que contribuíram para isso está o QR Code, que surgiu graças a uma empresa japonesa chamada Denso-Wave.
Tecnologias como o QR Code tendem a atrair muitas pessoas a comprar determinados produtos e serviços. Ao longo deste texto, você entenderá melhor sobre essa solução, além de mostrarmos onde ele pode ser aplicado e alguns dos seus principais benefícios. Boa leitura!
O que é QR Code?
Ao pé da letra, QR Code (Quick Response Code) significa um código de resposta rápida. Sua função é armazenar informações diversas, sendo usado muitas vezes para direcionar pessoas a um site.
Você já deve ter visto, por exemplo, um código desse tipo na sua Smart TV. Ao posicionar a tela do celular em direção a ele, o usuário é levado a alguma aplicação específica, onde ele pode consultar mais informações sobre algo ou até fazer uma compra.
Como surgiu?
O QR Code foi criado há 28 anos, em 1994. Seu inventor foi o japonês Masahiro Hara, que trabalhava na Denso-Wave, empresa subsidiária da Toyota. Na ocasião da criação, havia a necessidade de um meio capaz de armazenar mais dados sobre as peças automotivas da linha de produção.
Mais do que armazenar mais dados, era necessário também fazer a leitura rápida das informações. Um fato curioso foi que Mashiro, apesar de ter criado algo inovador, optou por abrir mão da patente de sua incrível criação. Com isso, o seu uso se expandiu para diversas outras áreas, inclusive soluções de pagamento, algo que vemos hoje com o Pix, por exemplo.
Quais as diferenças entre o QR Code e o código de barras?
Graficamente, o QR Code e o código de barras são bem diferentes. Enquanto este último possui faixas claras e escuras capazes de armazenar dados de forma unidimensional, o QR Code permite o armazenamento em duas dimensões.
O QR Code é composto por códigos e caracteres. Dessa forma, ele é capaz de guardar muito mais informações do que um código de barras tradicional. Foi justamente isso que tornou a solução tão útil na Denso-Wave e depois no resto do mundo.
Quais as versões do QR Code?
Em comparação ao código de barras, o QR Code é capaz de armazenar 100 vezes mais informações. Para que um smartphone consiga fazer a leitura de um QR Code, é preciso que ele já tenha essa funcionalidade nativa ou um aplicativo externo instalado.
Existem muitos sites que permitem a criação de QR Codes, de forma rápida e fácil. No entanto, certas aplicações requerem expertises adicionais, de modo que uma pessoa mais leiga na área consegue fazer um código que direcione o usuário a uma página específica, por exemplo.
Empresas precisam recorrer a meios mais sofisticados de fazer os seus próprios QR Codes. Em geral, esses códigos são compostos por seis partes, que são:
- Zona vazia: corresponde à margem branca que fica ao redor da parte externa do código. Dessa forma, o leitor sempre terá condições de saber a informação contida ali, visto que essa margem evita interferências externas ao longo da leitura;
- Padrão do localizador: são os três quadrados pretos que ficam nos cantos superior esquerdo e direito e no inferior esquerdo. A ideia é mostrar ao leitor que aquela imagem corresponde a um QR Code, mostrando também os seus limites externos;
- Padrão de alinhamento: às vezes, um código QR está com distorções ou em posição torta. Quando isso acontece, o padrão de alinhamento serve para assegurar o bom êxito da leitura, sendo um quadrado menor que o padrão de localizador, estando próximo ao canto inferior direito da imagem;
- Padrão de intervalo: se assemelha ao padrão de alinhamento, pelo fato de permitir a leitura mesmo se o QR Code estiver danificado. Consiste em uma linha em “L”, de modo a percorrer os três quadrados do padrão do localizador;
- Informações da versão: é responsável por identificar qual versão do QR Code o leitor está visualizando. Consiste em um campo próximo à célula do padrão de localizador, na parte superior direita;
- Células de dados: corresponde às informações inseridas no QR Code, como um link de site ou um cartão de visitas de uma empresa ou prestador de serviços.
A versão de um QR Code tem a ver com o modo de entrada dos dados. Em outras palavras, as versões que vamos citar determinam a maneira com que as informações devem ser armazenadas em um código.
Modo numérico
O modo numérico permite a inserção de até 7089 caracteres. Isso porque podem ser inseridos dígitos de 0 a 0 tornando essa versão uma das mais usadas, dada a sua grande eficácia.
Modo alfanumérico
Em relação ao numérico, o modo alfanumérico é um pouco mais limitado, podendo armazenar no máximo 4296 caracteres. Além dos dígitos de 0 a 9, permite a inserção de letras maiúsculas, espaço, e caracteres especiais como % e $.
Modo byte
Para que se entenda melhor o modo byte, é preciso uma rápida explicação sobre o conjunto ISO-8859-1. Este pode ser considerado um aprimoramento do famoso padrão ASCII, usando por tanto tempo como código de caracteres alfanuméricos em computadores. Dentre alguns idiomas suportados pelo conjunto ISO 8859-1 podemos citar:
- inglês;
- africano;
- francês;
- alemão;
- italiano;
- português;
- espanhol;
- sueco.
Dito isso, a capacidade máxima de armazenamento no modo byte é de 2953 caracteres.
Modo kanji
Voltando a falar sobre a origem do QR Code, o modo kanji era justamente a versão original usada pelo seu criador. No entanto, o fato de codificar caracteres em japonês permitia um armazenamento máximo de apenas 1817 deles.
Com isso, conforme o uso do QR Code se expandiu pelo mundo, ele ficou obsoleto rapidamente. Sobre as quatro versões citadas, vale destacar que o modo é informado ao leitor por meio do campo de informações da versão.
Modos adicionais
Também é possível fazer a leitura de vários QR Codes de uma vez, pelo modo de anexo estruturado, sendo possível escanear até 16 códigos. Por fim, existe o modo FNC1, que consiste em um QR Code que funciona de modo análogo a um código de barras tradicional.
Para fechar o tópico, vale destacar que um QR Code pode conter mais de um dos modos citados. Para isso, basta que o campo de informações da versão seja configurado corretamente, mostrando os modos de armazenamento usados.
Como fazer o uso de QR Code na empresa?
Quando o assunto é aplicação do QR Code, há infinitas possibilidades. O próprio criador da solução ficou surpreso com a grande variedade de formas para aplicar o seu invento.
Um dos usos mais comuns e antigos do QR Code é prover conteúdo extra. Na prática, se uma empresa queria fornecer informações adicionais sobre seus produtos e serviços, ela inseria um QR Code em um panfleto, por exemplo. Dessa forma, a pessoa, caso queira, pode posicionar a câmera do celular em direção ao QR Code e, assim, acessar conteúdos adicionais.
Empresas passaram a usar, com o passar do tempo, o QR Code de modo mais sofisticado. Isso porque os usuários eram direcionados a sites, para que estes não só acessassem conteúdo extra, mas também pudessem comprar produtos ou contratar serviços.
Com base no que falamos há pouco, profissionais de marketing podem explorar bastante o uso de QR Code. Além de panfletos, é possível inserir o código em mídias digitais, sendo bastante comum eles ficarem posicionados no canto da tela nos conteúdos em formato de vídeo.
Um dos principais elementos de atração e retenção de clientes por meio do QR Code é a interatividade. Na prática, a experiência dos usuários pode se tornar bem mais rápida e fácil, tanto fornecendo informações adicionais quanto direcionando as pessoas a uma página de compras ou check out.
Quais os benefícios do uso do QR Code?
Falamos há pouco sobre a interatividade, mas o QR Code possui outros aspectos ligados à satisfação do consumidor. Dado que as empresas precisam cada vez mais estar presentes na internet, é preciso implementar meios efetivos de se comunicar com agilidade e interatividade.
Sem dúvida, o QR Code é crucial nesse sentido. Trata-se de uma solução que impacta diretamente a competitividade do negócio, atraindo muitos clientes, principalmente aqueles que nasceram na era da transformação digital. No entanto, pessoas com mais idade também podem se beneficiar do QR Code, dada a sua grande facilidade de uso. Confira, a seguir, alguns dos seus principais benefícios!
Diminuição de erros
Um código de barras convencional não possui uma proteção robusta contra problemas como a duplicação. No entanto, o QR Code possui um mecanismo de segurança capaz de tornar esse tipo de erro praticamente inexistente, dada a sua capacidade expandida de armazenamento.
Em outras palavras, a limitação de espaço em um código de barras não permite inserir mecanismos de segurança robustos. Já com o QR Code, isso passa a ser totalmente possível.
Facilidade de leitura
De fato, um celular não é capaz de ler um código de barras. Com o QR Code, a acessibilidade e facilidade de leitura se tornam muito maiores, o que permite fazer diversas implementações.
Segurança
Além da acessibilidade e interatividade, usuários desejam ter privacidade e segurança ao usar o QR Code. Dito isso, é crucial assegurar que nenhum indivíduo mal intencionado consiga interceptar uma transação online ou até mesmo crie códigos falsos e enganem os clientes de uma empresa.
O fato de um QR Code poder armazenar muitos dados torna ele um alvo potencial do chamado Phishing. Basicamente, este ataque cibernético ocorre quando o usuário clica em um link ou faz a leitura de um código supostamente legítimo. No entanto, é possível que essas pessoas sejam redirecionadas a páginas falsas, onde os seus dados correm o risco de ser sequestrados.
Um episódio conhecido de ataque ocorreu com uma empresa alemã de condimentos. Em vez de o QR Code levar os clientes até o site da companhia, eles acabavam acessando um site de conteúdo pornográfico. Sem dúvida, algo vexatório e que mancha a reputação da marca, às vezes até de forma irreversível.
Felizmente, é possível usar a criptografia no QR Code, visando tornar os dados inacessíveis aos criminosos. Além disso, é primordial usar um leitor que consiga identificar alguma inconsistência naquele código, interrompendo o processo de escaneamento dos dados.
Acompanhamento de resultados
Voltando a falar de marketing, acompanhar resultados é o que permite implementar ajustes e melhorias contínuas em uma estratégia. Nesse sentido, o QR Code permite saber, por exemplo, a quantidade de pessoas que fizeram o seu uso, sendo um meio importante para a obtenção de insights e tomadas de decisão.
Em outras palavras, se esse número estiver baixo, pode ser um sinal de que algum elemento visual ou de usabilidade não está agradando o público. Às vezes, o problema está justamente na demora em um QR Code ter as suas informações carregadas. Assim como um site, quanto mais rápido um código apresenta suas informações, maiores as chances de um consumidor percorrer a jornada de compra em uma empresa.
Pesquisas
Tão importante quanto ajustar estratégias com base em indicadores é fazer pesquisas sobre o público. Este é um dos principais artifícios de marketing usados, visando oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades das pessoas, com o máximo possível de personalização.
O uso do QR Code permite fazer pesquisas, de modo a apresentar informações úteis na criação ou ajuste de algo que já esteja no mercado.
Pagamentos
Até pouco tempo, os pagamentos só eram possíveis, basicamente, por meio de dinheiro, cartão e transferência bancária. O QR Code, no entanto, mudou essa realidade, permitindo pagamentos sem a necessidade de maquininha, apenas pelo celular.
Além de prático para as pessoas, tal procedimento é considerado bastante seguro. O Pix, solução de pagamentos criada pelo Banco Central em 2020, permite fazer transações por QR Code, de forma rápida, gratuita, e em qualquer horário e lugar.
O uso de QR Code, como vimos no texto, é bastante amplo e proporciona vários benefícios. Se você deseja criar os seus códigos com rapidez e praticidade, o QR Plus é um site que pode ajudar nesse sentido. Inclusive, é possível até mesmo criá-los gratuitamente!
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3 respostas para “Como o uso de QR Code pode beneficiar a sua empresa?”
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